BRUNO LABORINHO

A trabalhar com a Cultura e os Media desde 2008.
Contratar

Bacharel em Artes pela área de Cinema, atribuído com Honras pela Universidade de Westminster de Londres, sou um profissional dinâmico com experiência em liderar Oficinas de formação nos campos da Representação, Cinema e/ou Teatro. A minha experiência profissional teve início em 2008 e desde então já tive a excelente oportunidade de me envolver numa diversidade incrível de projetos – alguns bem desafiantes!

CARREIRA PROFISSIONAL

2017 - 2018

 

Professor A.E.C. em Artes Dramáticas / Performativas

Professor de Ensino Básico, sensibilizando as crianças para o Teatro e a Dança, promovendo atividade a espontâneadade e criatividade livre dos alunos. Leccionei em quatro escolas, correspondendo a cinco turmas compreendidas entre o 1º e o 3º ano letivos.

2013 - 2018

 

Encenador / Formador em Comunidades

Responsável por dirigir Oficinas de Teatro em dois grupos de teatro integrantes de associações ativas em comunidades rurais. Encenador e responsável geral pelas principais produções Teatrais a apresentar anualmente.

2014 - 2018

 

CITÂNIA VIVA - Encenador e Diretor Artístico

Responsável por Recriação História, em local monumental, que conta com média anual de 50 participantes, atores amadores voluntarios. Encarregue de aprovar toda a programação do evento e de Encenar a principal produção do certame, produzido especificamente para o evento com elenco profissional.

2018

 

Realizador, Documentário "d'Alte: um canário na Eu-ropa"

Responsável pela Realização, filmagem e montagem de uma longa-metragem documental sobre o pintor Miguel D'Alte.

Biografia


Desde sempre interessado pela arte da narrativa nas suas diversas formas, comecei por explorar a Imagem em 2004, através da fotografia, do vídeo e do design, avançando em 2007 para o Teatro e as Artes Performativas, enquanto Intérprete, fazendo algumas passagens pela Dança. Em 2008 já trabalhava em projetos profissionais, enquanto freelancer.

Nunca realmente abandonando a componente do Teatro e da Interpretação mesmo durante a formação superior (onde a minha relação com o Reino influencia os meus horizontes artísticos), em 2011 assumo-me exclusivamente como Encenador/Realizador.

O fascínio da construção da personagem e da forma como ela pode moldar toda uma narrativa pré-definida leva-me a procurar o Ator que possa/consiga ser tabula rasa. Desta feita, inicio projetos de formação e pesquisa e em 2012 integro a programação da Capital Europeia da Cultura Guimarães com um espetáculo original, lançando as primeiras sementes dessa vontade de partilha e aprendizagem mútua elenco/encenador.

Mantenho Oficinas de formação regulares com diferentes associações culturais, que atuam em comunidades fora de grandes centros urbanos e com públicos de todas as idades e literacias. Nestas plataformas de pesquisa a partilha de histórias reais, a reflexão constante sobre as personagens e sobre a condição humana são os pilares onde assenta depois técnica de representar e a partir dos quais (se espera) surge uma compreensão maior sobre o que é viver e (talvez) ser-se humano.  Uma realidade (ficcionada) alheia.

Encenação

◦ Espetáculos próprios ou adaptações, aptáveis a espaços e programas culturais específicos.

◦ Disponível para lecionar Oficinas relacionadas com a disciplina.

Realização

◦ Publicidade, Documentários, Produções Instituicionais, Vídeos, entre outros.

◦ Disponível para lecionar Oficinas relacionadas com a disciplina.

Outros Serviços

◦ Apoio à Direção Artística
◦ Animação de Rua
◦ Assistência à Realização
◦ Assistência à Encenação
◦ Direção de Atores
◦ Casting

X