A DESCOBERTA

Categoria:Teatro • Histórico
Estreia:Setembro 2017
Duração:50 minutos
Elenco:
Tiago Guimarães • Sérgio Araújo • Atores Amadores da Comunidade Local

Local:Solar da Ponte, Briteiros, PT
Cliente:
Sociedade Martins Sarmento • Casa do Povo de Briteiros • Município de Guimarães

Estranhos espíritos são o prenúncio de uma grande descoberta no famoso Monte de São Romão. Entre lendas, factos e os Arqueólogos da Sociedade, o povo da aldeia de Briteiros agita-se com o alvoroço sobre uma estranha pedra que se desenterrou aquando da construção de uma estrada.


Sobre a Produção

Espetáculo encomendado especificamente pela Organização do evento de recriação histórica “Citânia Viva”.
Sendo habitualmente o ponto alto da programação desse certame (que acontece anualmente no concelho de Guimarães), o espetáculo que se montou para a edição de 2017 abordou, pela primeira vez, a história moderna da aqueologia portuguesa.

O texto de A Descoberta, lavrado a partir dos relatos históricos escritos pelo arqueólogo Mário Cardozo, narra a história do momento em que se desenterrou, acidentalmente, o Balneário Sul da Citânia de Briteiros corria o mês de Setembro de 1930.

A produção recorre ao videomapping como elemento cénico que complementa o espaço museológico do Solar da Ponte (atual Museu da Cultura Castreja) na freguesia de Briteiros Salvador, Guimarães. Integra também um elenco de mais de 20 elementos em cena, representantes de associações vimaranenes e bracarenses, encabeçado pelos atores Tiago Guimarães e Sérgio Araújo.

Em 2018 o espetáculo foi reencenado para a Casa de Sarmento, na cidade de Guimarães, onde se apresentou durante 3 dias a plateias escolares e público em geral.


PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES:
ver Agenda